Saturday, June 14, 2008

Jamelão, intérprete da Mangueira e vascaíno ilustre, morre aos 95 anos

O cantor, compositor e intérprete da Mangueira José Clementino Bispo dos Santos, o Jamelão, morreu por volta das 4 horas da madrugada deste sábado (14), aos 95 anos.

Segundo a assessoria de imprensa da escola de samba, o intérprete faleceu na Casa de Saúde Pinheiro Machado, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio, onde estava internado desde a quinta, dia 12. Deixa esposa, filha e dois netos.

O corpo de Jamelão será velado na quadra da Mangueira, onde o público, a partir das 16h, poderá prestar as últimas homenagens a uma das figuras mais representativas da verde-rosa. A causa da morte foi infecção generalizada (choque séptico). Anteriormente o motivo da morte do cantor não havia sido divulgado.

A assessoria de imprensa da Mangueira divulvou que, segundo a família, o enterro foi transferido para o cemitério de São Francisco Xavier, no Caju, no domingo (15) às 11h. O enterro chegou a ser marcado para o cemitério de São João Batista, em Botafogo, Zona Sul do Rio, mas houve uma mudança.

Segundo a assessoria, a feijoada da família mangueirense foi transferida para o próximo, no dia 21, quando será realizado um Tributo à Jamelão.

O cantor e intérprete da Estação Primeira da Mangueira estava afastado do carnaval desde 2007, após 57 anos - de 1949 a 2006 - como a voz da verde-rosa.

Ele foi hospitalizado em 2006 depois de sofrer uma esquemia no dia 25 de outubro, quando fazia shows em São Paulo.

Na época, ele falou com o G1, pelo telefone, e disse que não sentia dor, mas não tinha previsão de voltar aos palcos.

“Não sei quando volto, mas não estou triste.”

Menos de um mês depois, no dia 21 de novembro, ele voltou a ser internado, desta vez, no Rio, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). E, enquanto estava na unidade neuro-intensiva, também apresentou uma infecção urinária.

Já em 2007, quebrou o quadril, após levar um tombo em casa. No fim do ano, foi internado novamente por causa de uma anemia profunda.

A responsabilidade de levar o samba da Mangueira para a Avenida, a partir de 2007, foi de José Luiz Couto Pereira da Silva, mais conhecido como Luizito.

Nascido em 12 de maio de 1913, Jamelão é um dos mais importantes integrantes da Velha Guarda da Mangueira e intérprete de sucessos como "Exaltação à Mangueira" (Enéas Brites / Aluisio da Costa), "Esses Moços", "Ela Disse-me Assim" (ambas de Lupicínio Rodrigues), entre muitos outros sucessos.

Fonte: G1

Seja o primeiro a comentar

Post a Comment

Vasco World © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO